PILATES DE SOLO - (de 13 anos acima)

O que é pilates ? Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis. Todos os exercícios tem por objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, reeducação do movimento, consciência corporal, melhora da postura e músculos saudáveis (alongados e tonificados) Assim, o Pilates atua como um condicionamento físico e mental e por isso é utilizado como alternativa de atividade física para aqueles que não são fãs de caminhada, corrida e academia. Os movimentos realizados durante o Pilates proporcionam um alongamento e fortalecimento que podem parecer simples, mas agem no corpo de forma integrada e individualizada. O Pilates é uma prática acessível a qualquer pessoa, de qualquer idade, pois respeita as capacidades e busca atender à necessidade individual Pilates Solo – O que é, e pra que serve? Esse método depende única e exclusivamente da força do próprio corpo para realizar os exercícios, e quase sempre o desafio é que você vença a gravidade, ou seja, que você consiga sustentar seu peso corporal nos mais diversos movimentos que você fará contra a ação da gravidade. Essa força vem especialmente da ativação do que chamamos no Pilates de “Power House”ou “Casa de Força”, que são um conjunto de músculos profundos, especialmente o transverso abdominal e os multífidos, que quando ativados, promovem estabilidade e sustentação para todos os movimentos que você necessita fazer. O Pilates solo além de fortalecer o corpo inteiro, trabalha muito com alongamento e acrescenta o lúdico aos exercícios, pois o uso de acessórios, ajuda a essa modalidade se tornar mais lúdica, fazendo com que as aulas sejam mais divertidas e atrativas.Além disso é uma modalidade recomendada para alunos que querem ter mais interação durante as aulas, pois é menos exclusiva e geralmente praticada em grupo.

Benefícios

Por que fazer pilates ? quais os seus benefícios ? Não é à toa que o Pilates é conhecido como um método completo pois além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse. O método trabalha com 6 princípios básicos, importantes serem listados para nos levar até os benefícios, são eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle, fluidez. Dito isso, é fácil imaginar quais são diversos os benefícios do Pilates,entao vamos te falar de alguns deles. Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros, alguns deles como: Aumenta a resistência física e mental Aumenta a Flexibilidade Corrige problemas posturais Aumenta a concentração Tonifica a musculatura Melhora a coordenação motora Promove menor atrito nas articulações Alivia dores musculares Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade Auxilia a prevenção contra a osteoporose Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática Melhora a postura e a resistência muscular Expande a consciência corporal Ajuda no controle de peso Fortalece os músculos abdominais Por ter esses ganhos citados para o corpo, o Pilates pode ser usado como tratamento de dores crônicas, problemas relacionados à má postura, doenças osteomusculares, prevenção de lesões, aumento do condicionamento físico e também para a perda de peso quando associado a uma dieta balanceada e atividade aeróbica Na maioria dos exercícios, não são usados pesos e todo o esforço vem da carga do próprio corpo.Mas, de acordo com os objetivos de cada aluno, podem ser usados acessórios para auxiliar ou dificultar um movimento Como trabalha a respiração tridimensional, o Pilates fortalece, ainda, o sistema respiratório e a circulação. Além disso, a chance de lesão é praticamente nula, pois os exercícios propostos têm baixo impacto e não são repetidos à exaustão.Assim, há menos desgaste do corpo, mas com todos os benefícios da prática de exercícios físicos, como o aumento da disposição. Quando falamos de benefícios do Pilates para a mente, entramos na origem do método, pois enquanto desenvolvia seu método, Joseph Pilates entrou em contato com as teorias orientais que pregam a integração entre corpo e mente saudáveis para a manutenção da saúde do organismo. Assim como regula os hormônios relacionados ao estresse no sangue, a prática libera dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo sentimento de prazer e bem-estar. Como um de seus pilares é a manutenção do foco e da atenção, ele também contribui para um aumento do controle emocional dos seus praticantes. Além de tudo isso, incluindo um bem-vindo acréscimo de disciplina, praticar Pilates pode aumentar a autoestima, conforme as mudanças no corpo vão aparecendo. Concluímos então que o Pilates é uma atividade física que oferece os mais diversos tipos de benefícios, seja para qualquer idade ou qualquer que seja o objetivo.O método sempre pode alcançar mais do que apenas o objetivo proposto, pois oferece muitos ganhos para quem o pratica.

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