CROSS TRAINING MELHOR IDADE - (de 55 anos acima)

Qualidade de vida com o Cross Training para idosos

A atividade física é fundamental manter a saúde na terceira idade. É claro que o passar dos anos pode trazer algumas limitações, mas isso não quer dizer que os idosos fiquem impossibilitados de praticar exercícios . Mexer o corpo é necessário para evitar as complicações que o sedentarismo traz ao organismo.

E não estamos falando apenas de caminhadas, hidroginástica ou outras modalidades estereotipadas como sendo mais leves e mais aconselháveis quando nos tornamos mais velhos: porque não praticar cross training? O cross training é uma atividade de  intensidade alta e trabalha várias partes do corpo. Por seu caráter dinâmico, não tem nada de monótono.

No entanto, por ser muito intensa, essa prática esportiva não costuma ser associada de imediato à terceira idade. Mesmo com o bem que traz ao organismo e o fato de ser uma atividade divertida, há quem torça o nariz quando o assunto é idoso praticando cross training. Mas se você conserva hábitos saudáveis no seu dia a dia depois dos 60 anos, porque não escolher esse treino?

Pesado demais para os idosos? Quem disse?

Superar as dificuldades físicas com um estímulo intenso e variado que combina levantamento de peso, atletismo e até ginastica olímpica. Essa é a proposta do cross training é assim que a modalidade trabalha diferentes articulações e grupos musculares, ao mesmo tempo em que trabalha a flexibilidade, a velocidade e agilidade, a precisão, a coordenação, o equilíbrio e a capacidade cardiorrespiratória. Essas características todas costumam ser perdidas na terceira idade por quem não as estimula.

No cross training para idosos os praticantes se preparam para desafios físicos do dia a dia. Isso os ajuda a manter a independência e evita a limitação dos movimentos. O treino é adaptado, respeitando as condições de cada um, para evitar lesões.

Se a possibilidade física é reduzida, basta adequar os movimentos. Pode ser que a corrida não seja tão intensa ou os pesos sejam mais leves, mas independente da intensidade do exercício, a saúde está sendo estimulada. O fato de fortalecer a musculatura serve, inclusive, para diminuir os acidentes domésticos tão comuns à terceira idade.

Cuidados

Para não haver riscos, o treino de cross training para idosos precisa ser ministrado por um profissional qualificado e que conheça bem o método. As técnicas exigem prática e conhecimento, pois um movimento realizado de maneira incorreta pode causar lesões graves. É importante fazer uma avaliação clínica completa antes de começar a treinar, para verificar a capacidade física.

Mas guardados os devidos cuidados e com o acompanhamento certo, a prática do cross training pode ajudar quem está na terceira idade a manter a forma e ainda se tornar o esporte preferido, fortalecendo os músculos e a saúde como um todo.

Lembre-se: não existe idade para se manter ativo! Por seu caráter funcional, o cross training para idosos pode ser o que você precisa para envelhecer de maneira saudável. Além de ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar a densidade óssea e aumentar a força, os exercícios ainda podem te ajudar a manter uma vida sem muitas limitações.

Referências: 1-Matsudo, Sandra Mahecha; Matsudo, Victor K. R.Prescriçäo e benefícios da atividade física na terceira idade / Prescription and benefits of physical activity in the third age.Rev. bras. ciênc. mov;6(4):19-30, out. 1992.

2- Evans WJ,Donald W. Reynolds. Exercise training guidelines for the elderly. Medicine and Science in Sports and Exercise [1999, 31(1):12-17]
3- David W. Dunstan, Robin M. Daly,Neville Owen, Damien Jolley, Maximilian de Courten, Jonathan Shaw,Paul Zimmet.High-Intensity Resistance Training Improves Glycemic Control in Older Patients With Type 2 Diabetes.

Benefícios

-Reduz a falta de motivação para o exercício; -Permite-lhe ter flexibilidade com os seus programas de treino e necessidades (se a piscina está fechada, pode ir dar uma corrida);

-Produz um nível superior de capacidade geral; -Melhora o nível de todo o corpo, não apenas alguns grupos musculares; -Reduz o risco de lesão;

-Trabalha alguns músculos enquanto outros descansam e recuperam; -Por vezes consegue continuar a treinar enquanto lesionado; -Melhora a sua agilidade, skills e equilíbrio. 

Nossos Horários

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado

E ai, você deseja fazer um treino FREE?

Quero receber um contato
Informações
  • contato@h2oacademiasp.com.br (Comercial)
  • financeiro@h2oacademiasp.com.br (Administrativo)
  • h2oacademia@h2oacademiasp.com.br (Ouvidoria)
  • (11) 4184-7561
  • (11) 4184-7561
  • AV Rui Barbosa n° - 1206-A - Sta Terezinha - Carapicuíba -SP